As WebQuests utilizam
problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para instigar os
alunos. Sua base teórica é bastante interativa, o que permite aos
educandos transformar a informação e compreendê-la.
Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a
desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo.
Podemos
distinguir seis elementos em uma Webquest:
Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre
o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo
despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para
começar.
Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o
trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint
ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o professor
planejou).
Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para
concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as
tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias
de trabalho.
Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem
consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem que
verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o
tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita
desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da
Internet.
Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na
avaliação do trabalho.
Conclusão:
corresponde à
finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade
para reconhecer o que foi aprendido.
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